Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFPA Campus Tucuruí são premiados na Olimpíada Paraense de Química
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do IFPA Campus Tucuruí são premiados na Olimpíada Paraense de Química

  • Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 14h22
  • Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 14h22

Identificar talentos, incentivá-los a aprofundar seus conhecimentos na área, prestigiar e estimular estudos mais avançados são os objetivos da Olimpíada Paraense de Química (OPAQ). Nesta edição de 2021, o desempenho dos alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA) gerou um saldo de um ouro, oito pratas, oito bronzes e 32 menções honrosas. Ao todo, 49 estudantes se destacaram na competição. Em Tucuruí, o campus conquistou duas medalhas de bronze e três menções honrosas.

Saylon Batista, estudante do Curso Técnico Integrado em Informática, é medalhista de bronze e conta que é a primeira vez em que participa da Olimpíada de Química. Para ele, ter participado da competição contribuiu para “ver novos métodos de provas on-line, além de me ajudar a ver um pouquinho mais de Química”.

Já para a estudante do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, Diélica Regina, também medalhista de bronze, participar da competição ajudou “bastante no raciocínio lógico e fiquei mais rápida ao resolver situações. E através das olimpíadas, eu descobri qual área mais gosto [Química]. Sem contar que, quando estamos realizando as provas das olimpíadas, automaticamente estamos treinando para vestibulares”. Ela gostou da experiência e pretende participar de novas edições, pois essa foi a sua primeira Olimpíada de Química

O professor João Elias, que leciona a disciplina de Química, conta que o Campus Tucuruí promove a Olimpíada de Química entre os estudantes desde 2019 e que está sendo organizado um projeto de ensino para preparar ainda mais os alunos para as próximas edições da competição. Além disso, o professor avalia as contribuições que a olimpíada proporciona aos participantes: “A primeira [contribuição] é que os nossos estudantes se sentem motivados a participar de uma competição educativa em que outros estudantes do Brasil também participam. A segunda é que os nossos estudantes podem perceber que o IFPA Campus Tucuruí tem se esforçado em proporcionar um ensino melhor e, por isso, a instituição tem participado e tido um resultado satisfatório”.

Vale destacar que, além do Saylon e da Diélica, também participaram da Olimpíada Paraense de Química e obtiveram menção honrosa: Matheus Rodrigues de Sousa, Liz Lanne Oliveira de Sousa e Maria Tereza Assunção Santos, todos do Curso Técnico Integrado em Edificações. Já a equipe docente de Química do campus é formada também pelos professores Davi Henrique, Denilso Fontes e Isilda Camargo.

Veja a lista completa dos estudantes do IFPA premiados AQUI!

Vagas olímpicas

Vagas olímpicas são aquelas ofertadas por universidades em seus cursos de graduação para os jovens medalhistas em olimpíadas científicas. Essa é uma forma de ingresso na universidade sem fazer vestibular. Nesta modalidade de seleção não é necessário participar dos testes tradicionais desde que se tenha boas pontuações e medalhas. Elas servem para reconhecer o esforço e dedicação dos estudantes que participam destas competições científicas.

Qual a importância das vagas olímpicas?

As vagas olímpicas promovem a inclusão social e diversificam o acesso ao ensino superior. Essa análise das conquistas estudantis em competições de conhecimento é uma prática bem recente e está disponível nas seguintes instituições:

USP - Universidade de São Paulo

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Unesp - Universidade Estadual Paulista

Unifei - Universidade Federal de Itajubá-MG

UFABC - Universidade Federal do ABC

(Com informações do site: https://ifpa.edu.br).

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->