Página inicial > Setor de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas

Setor de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas

O Setor de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas (SAEA) está vinculado à Direção de Ensino do IFPA Campus Tucuruí. Entre os principais objetivos, este setor procura minimizar as desigualdades sociais e ampliar a democratização das condições de acesso e permanência dos estudantes no ensino público federal.

O SAEA atende prioritariamente os estudantes que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica, com a oferta de auxílios estudantis, a fim de diminuir os índices de retenção e evasão escolar. A Pró-reitoria de Ensino (PROEN) subsidia a implantação, execução e avaliação dos programas que visam melhorar a qualidade de vida dos alunos do Instituto, colaborando com a formação integral, humana e cidadã.

Atendimento do setor

O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h, no Campus da Avenida Brasília, S/N, Bloco 2, sala 2, Vila Permanente, Tucuruí - PA.

Servidoras lotadas no setor

-Ana Carolina Leal Folha de Castro (Psicóloga)

-Ana Flávia Ramos Martins (Nutricionista)

-Elizabeth Cristina Nascimento Branch (Assistente Social)

-Magna Vania Campelo da Silva Arrais (Chefe de setor)

Alguns serviços

- Oferta de auxílios estudantis através de editais de seleção:

Observação sobre o Auxílio Eventual

Informamos que o Auxilio Eventual é de fluxo contínuo (fica aberto o ano todo), mas é necessário o aluno abrir processo antes de realizar a sua inscrição no SIGAA. Sugerimos que o aluno leia a Instrução Normativa do referido auxílio antes de realizar sua inscrição. Se ainda houver dúvidas, entre em contato através do e-mail do setor.

- Oferta de uniformes escolares;

- Oferta de merenda escolar (refeitório do Instituto);

- Processo para emissão das carteiras intermunicipais;

- Gestão do Programa Bolsa Permanência (conferindo prioridade a estudantes quilombolas ou indígenas);

- Atendimento Psicológico – virtual e presencial:

O Serviço de Psicologia Escolar do IFPA Campus Tucuruí tem por objetivo realizar intervenções que visem à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, prevenção e promoção da saúde, contribuindo para compreensão e o desenvolvimento emocional, cognitivo e reflexões de questões que permeiam o universo educacional, em atuação junto aos demais profissionais da instituição.

Atualmente, oferece as seguintes modalidades de atendimentos: acolhimento psicológico aos estudantes e servidores; acompanhamento dos processos de aprendizagem; orientação aos pais/professores; rodas de conversas com temáticas de interesse da comunidade escolar; palestras e oficinas; construção e divulgação de materiais informativos.