Página inicial > Últimas Notícias > IFPA lança edital do Processo Seletivo Unificado 2021 para cursos técnicos

IFPA lança edital do Processo Seletivo Unificado 2021 para cursos técnicos

• Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 09h34
  • Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 09h34

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lança o edital do Processo Seletivo Unificado (PSU) para ingresso nos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma de oferta Integrada. São 245 vagas distribuídas em 7 cursos integrados: Agrimensura, Aquicultura, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Meio Ambiente e Saneamento. Os candidatos selecionados ingressam no 1º semestre do ano letivo de 2021.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 18 de janeiro a 12 de fevereiro, exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br. Para se inscrever, o candidato deverá ter concluído ou estar concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental ou ensino equivalente, e ter CPF próprio, documento oficial de identificação e Histórico Escolar ou Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial equivalente do Ensino Fundamental.

Esse ano, em decorrência da pandemia, não haverá prova e os candidatos serão selecionados de acordo com o desempenho escolar, com base nas notas obtidas no 6º, 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental ou ensino equivalente. A comprovação das notas será por meio de Histórico Escolar ou Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial. Serão selecionados os candidatos com maior pontuação até o número de vagas ofertadas, por campus, curso, turno e modalidade de concorrência.

Há turmas específicas para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), voltadas para os candidatos/alunos concluintes do Ensino Fundamental ou ensino equivalente com idade igual ou superior a 18 anos.

Cursos Técnicos Subsequentes

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lança o edital do Processo Seletivo Unificado (PSU) para ingresso nos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, para quem já concluiu o Ensino Médio, há a opção de cursos na modalidade Subsequente. São 40 vagas para o curso subsequente de Informática, para ingresso no 1º semestre do ano letivo de 2021.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br, no período de 18 de janeiro a 12 de fevereiro, e não haverá cobrança de taxa. Para concorrer às vagas de Cursos Técnicos Subsequentes, é preciso ter concluído ou estar concluindo o 3º ano do Ensino Médio ou ensino equivalente, e ter e ter CPF próprio, documento oficial de identificação e Histórico Escolar ou Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial equivalente do Ensino Médio.

Devido à pandemia, não haverá prova no processo seletivo desse ano. Os candidatos serão selecionados de acordo com o desempenho escolar, com base nas notas obtidas no 1º e 2º Anos do Ensino Médio ou ensino equivalente, comprovado por meio de Histórico Escolar ou Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial. Serão selecionados os candidatos que obtiverem maior pontuação até o número de vagas ofertadas, por campus, curso, turno e modalidade de concorrência.