Estudantes do IFPA Campus Tucuruí são premiados na Olimpíada Paraense de Química

• Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 14h22
  • Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 14h22

Identificar talentos, incentivá-los a aprofundar seus conhecimentos na área, prestigiar e estimular estudos mais avançados são os objetivos da Olimpíada Paraense de Química (OPAQ). Nesta edição de 2021, o desempenho dos alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA) gerou um saldo de um ouro, oito pratas, oito bronzes e 32 menções honrosas. Ao todo, 49 estudantes se destacaram na competição. Em Tucuruí, o campus conquistou duas medalhas de bronze e três menções honrosas.

Saylon Batista, estudante do Curso Técnico Integrado em Informática, é medalhista de bronze e conta que é a primeira vez em que participa da Olimpíada de Química. Para ele, ter participado da competição contribuiu para “ver novos métodos de provas on-line, além de me ajudar a ver um pouquinho mais de Química”.

Já para a estudante do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, Diélica Regina, também medalhista de bronze, participar da competição ajudou “bastante no raciocínio lógico e fiquei mais rápida ao resolver situações. E através das olimpíadas, eu descobri qual área mais gosto [Química]. Sem contar que, quando estamos realizando as provas das olimpíadas, automaticamente estamos treinando para vestibulares”. Ela gostou da experiência e pretende participar de novas edições, pois essa foi a sua primeira Olimpíada de Química

O professor João Elias, que leciona a disciplina de Química, conta que o Campus Tucuruí promove a Olimpíada de Química entre os estudantes desde 2019 e que está sendo organizado um projeto de ensino para preparar ainda mais os alunos para as próximas edições da competição. Além disso, o professor avalia as contribuições que a olimpíada proporciona aos participantes: “A primeira [contribuição] é que os nossos estudantes se sentem motivados a participar de uma competição educativa em que outros estudantes do Brasil também participam. A segunda é que os nossos estudantes podem perceber que o IFPA Campus Tucuruí tem se esforçado em proporcionar um ensino melhor e, por isso, a instituição tem participado e tido um resultado satisfatório”.

Vale destacar que, além do Saylon e da Diélica, também participaram da Olimpíada Paraense de Química e obtiveram menção honrosa: Matheus Rodrigues de Sousa, Liz Lanne Oliveira de Sousa e Maria Tereza Assunção Santos, todos do Curso Técnico Integrado em Edificações. Já a equipe docente de Química do campus é formada também pelos professores Davi Henrique, Denilso Fontes e Isilda Camargo.

Veja a lista completa dos estudantes do IFPA premiados AQUI!

Vagas olímpicas

Vagas olímpicas são aquelas ofertadas por universidades em seus cursos de graduação para os jovens medalhistas em olimpíadas científicas. Essa é uma forma de ingresso na universidade sem fazer vestibular. Nesta modalidade de seleção não é necessário participar dos testes tradicionais desde que se tenha boas pontuações e medalhas. Elas servem para reconhecer o esforço e dedicação dos estudantes que participam destas competições científicas.

Qual a importância das vagas olímpicas?

As vagas olímpicas promovem a inclusão social e diversificam o acesso ao ensino superior. Essa análise das conquistas estudantis em competições de conhecimento é uma prática bem recente e está disponível nas seguintes instituições:

USP - Universidade de São Paulo

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Unesp - Universidade Estadual Paulista

Unifei - Universidade Federal de Itajubá-MG

UFABC - Universidade Federal do ABC

(Com informações do site: https://ifpa.edu.br).