Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA Campus Tucuruí lança Processo Seletivo Unificado 2022 para cursos técnicos e superiores

  • Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 22h49
  • Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 18h05
  • Acessos: 12577

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Tucuruí, abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU) para preenchimento de 480 vagas em Cursos Técnicos e Superiores. Os candidatos selecionados ingressarão no 1º semestre do ano letivo de 2022, conforme o calendário acadêmico do campus. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir das 12h desta quinta-feira (28) até o dia 18 de novembro, exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br.

O PSU 2022 será composto por três fases. A primeira é classificatória e consiste nas inscrições e classificação dos candidatos. A segunda fase é eliminatória e consiste na realização de procedimento de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos, e, por fim, na terceira fase, será analisada a documentação para habilitação de matrícula dos candidatos aprovados.

Os cursos técnicos integrados são cursos regulares, com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados para alunos concluintes do Ensino Fundamental ou ensino equivalente. Para essa modalidade, o Campus está ofertando 245 vagas nos cursos de Agrimensura, Aquicultura, Edificações, Eletrotécnica, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente e Saneamento. A seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas nos 6°, 7° e 8° anos, nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Já os cursos técnicos subsequentes, com duração de até dois anos, são destinados a alunos que concluíram o Ensino Médio ou ensino equivalente. Nessa modalidade, o Campus oferta 75 vagas e o candidato pode optar entre os cursos de Eletrotécnica e Meio Ambiente. A seleção também será por desempenho escolar, com base nas notas/conceitos de aprovação nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português e Matemática obtidas nos 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Além dos cursos técnicos, o Campus Tucuruí também está ofertando 160 vagas para os seguintes cursos de graduação: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca e Engenharia Sanitária e Ambiental. Para seleção dos alunos, serão analisadas as notas obtidas nos 1° 2° anos do Ensino Médio ou Equivalente, nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Biologia, Física e Química ou equivalentes.

Mais informações sobre as inscrições, documentação, cronograma e regras do processo seletivo podem ser conferidas nos editais disponíveis no site:  https://prosel.ifpa.edu.br.

21.03.2022

O IFPA Campus Tucuruí divulga o resultado da manifestação de interesse nas vagas remanescentes dos cursos técnicos integrados e de graduação. Os candidatos dos cursos técnicos integrados que manifestaram interesse (os classificados e os que estão na lista de espera) devem comparecer na Secretaria Acadêmica da instituição nesta terça-feira (22), das 08h às 12h e das 14h às 18h, para realizar a matrícula. Já os candidatos dos cursos de graduação deverão realizar a matrícula no período de 28 a 30 de março, após terem passado pelas etapas descritas no cronograma. 

Em relação ao Processo Seletivo para Cursos Técnicos Integrados, os candidatos classificados terão preferência para a matrícula nos cursos que estão inscritos. Já os candidatos na lista de espera ainda poderão se matricular nos cursos que estão inscritos, caso as vagas não sejam preenchidas pelos classificados, e também terão a opção de serem remanejados para outros cursos, se houver interesse e ainda existir vagas disponíveis. Por isso, quem está na lista de espera também deve comparecer nesta terça-feira (22), com a documentação necessária para a matrícula.

A lista da documentação para a matrícula está disponível no edital do processo seletivo (https://prosel.ifpa.edu.br/).

Confira o resultado da manifestação de interesse:

Cursos Técnicos Integrados

Edificações

Eletrotécnica

Manutenção e Suporte em Informática

Meio Ambiente

Confira o cronograma do PSU Técnico Integrado 2022.

Observação: Caso o candidato da lista de espera dos cursos técnicos integrados tenha interesse em ser remanejado para outro curso, preencha o documento a seguir e leve para a habilitação de matrícula junto com os demais documentos: Termo de Aceite de Mudança de Curso.

Cursos de Graduação

Ciências Biológicas

Ciência da Computação

Engenharia Sanitária e Ambiental

Confira o novo cronograma do PSU Graduação 2022.

10.03.2022

PSU integrado 2022 convoca candidatos para manifestação de interesse nas vagas remanescentes

O IFPA Campus Tucuruí convoca os candidatos classificados na lista de espera dos cursos técnicos integrados do Processo Seletivo Unificado 2022 (PSU) para manifestação presencial de interesse às vagas remanescentes.

O candidato interessado deve comparecer na sala do NAPNE (Bloco 4 do campus da Avenida Brasília), no período de 10 a 14 de março, das 08h às 11h, portando documento oficial de identidade com foto e registrando a sua presença por meio de assinatura em lista de comparecimento.

O resultado da convocatória será publicado no site prosel.ifpa.edu.br, no dia 15 de março. Após o resultado, os candidatos classificados deverão comparecer para a apresentação dos documentos necessários para a habilitação de matrícula, conforme consta no Edital do PSU Técnico Integrado 2022, ou para realização de procedimento de heteroidentificação.

A lista de candidatos aptos para manifestação presencial de interesse às vagas está disponível no site do Prosel, bem como o Edital da Convocatória.

Saiba mais em: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-integrado-2022.

 
 
04.03.2022

PSU Graduação convoca candidatos para manifestação de interesse às vagas remanescentes

O IFPA Campus Tucuruí convoca os candidatos classificados na lista de espera dos cursos de graduação do Processo Seletivo Unificado 2022 (PSU) para manifestação presencial de interesse às vagas remanescentes. O candidato interessado deve comparecer na sala do NAPNE (Bloco 4  do campus da Avenida Brasília), no período de 07 a 11 de março, das 08h às 11h e das 14h às 17h, portando documento oficial de identidade com foto e registrando sua presença por meio de assinatura em lista de comparecimento.

O resultado da convocatória será publicado no site prosel.ifpa.edu.br, no dia 16 de março. Após o resultado, os candidatos classificados deverão comparecer para a apresentação dos documentos necessários para a habilitação de matrícula, conforme consta no Edital do PSU Graduação 2022, ou para realização de procedimento de heteroidentificação.

A lista de candidatos aptos para manifestação presencial de interesse às vagas está disponível no site do Prosel, bem como o Edital da Convocatória. 

Saiba mais em: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-graduacao-2022.

03.02.2022

O IFPA publicou os cronogramas da 2ª chamada para heteroidentificação dos candidatos (as) de cotas L1, L3, L5 e L7 dos cursos técnicos e de graduação.

Acessem os documentos e confiram a datas e horários das aferições.

PSU Técnico Integrado: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-integrado-2022

PSU Técnico Subsequente: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-subsequente-2022

PSU Técnico Graduação: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-graduacao-2022

31.01.2022

As listas da 2ª Chamada do PSU 2022 estão disponíveis no site do Prosel. Se você é candidato e seu nome não estava na 1ª Chamada, confira a lista do seu curso de inscrição, esta pode ser a sua chance!

Até o dia 02/02, quarta-feira, publicaremos as orientações para o procedimento de Habilitação da Matrícula. Fiquem atentos!

PSU Técnico Integrado: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-integrado-2022

PSU Técnico Subsequente: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-subsequente-2022

PSU Graduação: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-graduacao-2022

22.12.2021

Atenção, candidato(a) aprovado(a) no processo seletivo 2022 que concorreu pelas cotas étnico-raciais (L1, L3, L5 e L7)!

Antes de realizar a sua matrícula, que para você será no período de 13 a 17 de janeiro de 2022, é necessário passar pelo processo de heteroidentificação. Esse procedimento é presencial e tem como objetivo conferir a veracidade da sua autodeclaração étnico-racial.

Amanhã é o último dia para realizar a heteroidentificação. Caso você não tenha comparecido no dia e horário definidos no cronograma disponibilizado no site do Processo Seletivo, você ainda terá essa oportunidade de passar por esse procedimento. Então leia as orientações para a heteroidentificação que foram publicadas no site do Prosel (https://prosel.ifpa.edu.br) e compareça nesta quarta-feira (22), a partir das 14h, no IFPA Campus Tucuruí (prédio da Rua Porto Colômbia, nº 12, Vila Permanente).

Obs: os candidatos de outras modalidades (AC, L2, L4, L6 e L8) não precisam passar pelo processo de heteroidentificação e, por isso, já podem realizar a matrícula no período de 10 a 22/12.

Para mais informações, acesse: https://prosel.ifpa.edu.br.

10.12.2021

Heteroidentificação

Atenção, candidatos aprovados nas modalidades L1, L3, L5 e L7! 
 
Período para a heteroidentificação: 10 a 22/12/21 (presencial)
Período para a matrícula: 13 a 17/01/22
O que é a heteroidentificação? É a realização de um procedimento que tem o objetivo de conferir a veracidade da autodeclaração étnico-racial do candidato, nos termos da Resolução IFPA/CONSUP N°224/2021.
Os candidatos (L1, L3, L5 e L7) que constam na lista de Heteroidentificação deverão comparecer no IFPA Campus Tucuruí (prédio da Rua Porto Colômbia, nº 12, Vila Permanente) nos dias e horários informados no documento "Cronograma para a heteroidentificação" disponível no site do processo seletivo.
Obs.: os candidatos de outras modalidades não precisam passar pelo processo de heteroidentificação e, por isso, já podem realizar a matrícula no período de 10 a 22/12. 
Confira as orientações para a heteroidentificação no site do Prosel: https://prosel.ifpa.edu.br.
09.12.2021

Matrícula

Atenção, candidatos aprovados nas modalidades AC, L2, L4, L6 e L8! 
 
Período de matrícula: 10 a 22/12.
Passo 1: Cadastre-se no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) do IFPA e imprima o comprovante.
Passo 2: Compareça na Secretaria Acadêmica da instituição (Avenida Brasília, s/n, Vila Permanente, próximo ao IML) com o comprovante do SIGAA e os demais documentos para a matrícula (originais e cópias) descritos no edital do processo seletivo.
Obs.: os candidatos de outras modalidades precisarão passar pelo processo de heteroidentificação antes da matrícula. Mais informações sobre as datas podem ser conferidas no cronograma do edital do processo seletivo. 
Confira as orientações para a habilitação de matrícula no site do Prosel: https://prosel.ifpa.edu.br.
06.12.2021

Resultado final do PSU 2022

Consulte as listas:
Técnico Integrado:
02.12.2021

Nota de esclarecimento

A Comissão do Processo Seletivo (Compese) do IFPA Campus Tucuruí esclarece aos candidatos do PSU 2022 que houve um problema técnico em relação às listas do Resultado Preliminar referentes aos cursos de Graduação e Técnico Subsequente de Eletrotécnica, por isso ainda não foram publicadas.  

A Compese Local pede desculpas pelo ocorrido e informa que está trabalhando com a maior celeridade para que as listas sejam publicadas o mais rápido possível no site do Prosel. Além disso, a Comissão orienta aos candidatos para que fiquem atentos às possíveis retificações que possam ocorrer no cronograma e outras publicações no site do processo seletivo (https://prosel.ifpa.edu.br/).

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->