IFPA e Prefeitura de Tucuruí realizam aula inaugural do FORTECH

• Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2017, 12h33
  • Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2017, 09h13

A aula inaugural do FORTECH ocorreu na noite dessa quarta-feira, 02 de agosto, no Auditório do Campus da Porto Colômbia. A iniciativa é um projeto de extensão do IFPA em parceria com a Prefeitura de Tucuruí e tem como objetivo oferecer um cursinho pré-Enem aos 100 alunos que foram aprovados no processo seletivo realizado durante o mês de julho.
     Coordenador do FORTECH, o professor Rondinelli Oliveira explicou aos alunos que as aulas acontecerão de segunda a sábado, das 18h20 às 22h30, e falou também sobre a metodologia que será aplicada nas aulas, que contarão com um grande banco de questões baseadas em estatísticas a respeito dos assuntos que mais são cobrados no Enem.

O prefeito de Tucuruí, Arthur Brito, destacou que o IFPA vem se tornando um grande parceiro da Prefeitura e motivou os alunos a manterem-se esforçados para se beneficiarem com essa oportunidade. "Vocês estão sendo privilegiados de terem toda uma estrutura que o IFPA tem. É uma estrutura de profissionais capacitados. Então tentem aproveitar, tirar o máximo de conhecimento que puderem, porque a gente só muda a nossa realidade através do conhecimento", diz.
     O diretor geral Anderson Barbosa falou que o projeto começou a ser discutido junto a Prefeitura desde o início deste ano até que se pudesse chegar a um "denominador comum". "Uma das características do IFPA que mais chamou a atenção da Prefeitura para escolher a nossa instituição como a executora desse projeto foi a expertise que temos na área da educação. Desde 2010, quando começaram a ser divulgados os resultados do Enem, o IFPA tem as maiores notas, fica em primeiro lugar", afirmou, agradeceu aos professores que se dispuseram a colaborar com o FORTECH e, logo em seguida, completou: "Tenho certeza que esses alunos que começam neste cursinho vão conseguir boas notas no Enem".
     Já a secretária Municipal de Educação, Nívea Ferreira, destacou que o direito a uma educação pública de qualidade deve ser garantido pelo Governo. "Na parceria que nós realizamos com o IFPA, sem sombra de dúvidas, há a garantia de que este curso vai ser executado com eficiência, com excelência, como vocês merecem. Que o conhecimento que vocês vão adquirir aqui possa, de fato, mudar a vida de vocês e, no final, a gente possa estar comemorando as vitórias alcançadas por vocês."
     Priscila Silva dos Santos, 18 anos, estudante do FORTECH, diz ter a expectativa de tirar uma boa nota no Enem e acredita que o quadro de professores fará toda a diferença no seu desempenho na prova. A mesma expectativa é enfatizada por Janaia Leite Pantoja, 27 anos, que sonha em cursar Engenharia Ambiental: "Eu espero me aprimorar em matérias que ainda não sou boa, na área de Ciências Humanas e Biológicas, e alcançar uma boa nota", conta.
     Além disso, durante a aula inaugural, os alunos receberam kits didáticos e também receberão os uniformes do projeto em breve. Outro momento de destaque no evento foi uma homenagem ao prefeito Jones William, que deu início aos diálogos com o IFPA em relação ao FORTECH e também outras parceiras. Por fim, a equipe de professores se apresentou aos alunos, dando boas-vindas e explicando sobre as matérias que vão trabalhar com eles.