Curso Pré-Enem está com inscrições abertas

• Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 20h31
  • Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2017, 11h01

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Campus Tucuruí) e a Prefeitura de Tucuruí assinaram acordo de cooperação na manhã desta quarta-feira, dia 05 de julho. Com a parceria, o IFPA ficará responsável pelo FORTECH (Fortalecimento do Ensino, das Competências e Habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio), que é um projeto de curso Pré-Enem e será oferecido à população do Município de Tucuruí, tendo como objetivo preparar os candidatos para o Exame Nacional do Ensino Médio.

“O IFPA é uma das instituições mais qualificadas para estar à frente desse projeto. Desde 2010, quando começaram a ser publicadas as notas do Enem, o Campus Tucuruí do IFPA é o que está em 1º lugar aqui na cidade. No ano passado, ficamos entre os 11 primeiros colocados na nota do Enem no Estado do Pará, então isso demonstra a capacidade e qualidade dos nossos profissionais", afirma o diretor geral Anderson Barbosa, ressaltando que a parceria com a Prefeitura deverá resultar em outros projetos.

Segundo o prefeito de Tucuruí, Jones William, o Instituto possui a infraestrutura e o quadro de profissionais necessários para oferecer um curso de qualidade à população do Município. "Eu sou ex-aluno do IFPA/Tucuruí, então conheço o quadro de professores e técnicos. Eu observo que o IFPA avançou muito: equipamentos de última geração, salas de aula climatizadas, ambiente com muito conforto. Para a Prefeitura de Tucuruí é uma satisfação muito grande fazer essa parceria com o IFPA, para oferecer aos nossos alunos um conhecimento para que possam passar no vestibular, fazer uma faculdade e ter uma vida digna no futuro", diz.

O coordenador do FORTECH, professor Rondinelli Oliveira, explica que o curso será desenvolvido com estratégias baseadas em um estudo sobre os conteúdos que mais são cobrados no Enem, além de oferecer aos alunos dicas importantes sobre a resolução da prova. "Nossa estratégia é trabalhar as competências e as habilidades de cada competência dentro da Matriz de Referência do Enem. O levantamento dos conteúdos mais cobrados pelo Enem, eu já tenho e, em cima disso, vamos elaborar estratégias para trabalhar dentro desses assuntos", esclarece.

Inscrições abertas

Com 100 vagas disponíveis, o público-alvo do projeto são os alunos do 3º ano (ou o último ano) do Ensino Médio de escolas públicas ou pessoas que já concluíram esse nível de ensino nessas instituições. Os estudantes (ou ex-estudantes) bolsistas de escolas particulares também podem participar. Além disso, é necessário que o candidato tenha feito sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio e resida no município de Tucuruí (PA).

As inscrições começam nesta quarta-feira, dia 05 de julho, e vão até o dia 12 de julho de 2017. Para realizá-las, os candidatos precisam da ficha de inscrição (anexo no Edital), Comprovante de Inscrição do ENEM e Comprovante de Residência, apresentando-os nos seguintes locais: Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Secretaria Municipal da Criança e Ação Social (SEMCAS) ou IFPA/Campus Tucuruí (Rua Porto Colômbia, nº 12, Vila Permanente). Após isso, o candidato deverá participar da prova do Processo Seletivo que acontecerá no dia 16 de julho de 2017. Os locais da avaliação serão divulgados no dia 13 deste mês.

Mais informações podem ser conferidas no Edital: Edital Fortech 2017.

LISTA DE INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS E LOCAL DE PROVA

PROVA DE SELEÇÃO FORTECH 2017

GABARITO PRELIMINAR

GABARITO DEFINITIVO

RESULTADO FINAL

QUADRO DE HORÁRIO FORTECH

Texto: Maurício Sousa -  IFPA/Campus Tucuruí.